Ux Writing: por que a experiência do usuário é tão importante

Avatar photo
Aline
Author
Ux Writing: por que a experiência do usuário é tão importante

Foto: Pixabay

  • Com o progresso conjunto das técnicas de design e marketing digital, uma série de novas estratégias, com as mais diferentes finalidades, foram desenvolvidas no setor. Uma delas, focada inteiramente no usuário, é o Ux Writing, termo que vamos explorar neste artigo. 

    Certamente, a comunicação comercial no universo online resulta, em sua maioria, da navegação em interfaces otimizadas. Caracterizada em consequência, por uma plataforma amigável, amplamente capaz de cativar e envolver o cliente em potencial. Para esse fim, o Ux Writing é fundamental. 

    Inicialmente, devemos citar o microcopy (microtexto em tradução livre) — definição para todo e qualquer texto inserido em espaços digitais. Na tendência mobile first, a limitação de espaço e caracteres é estabelecida cada vez mais e exigindo objetividade e clareza nas mensagens transmitidas. 

    Praticidade e acessibilidade, necessitam criar um ambiente motivador, capaz de conduzir e engajar o usuário. Porém, é preciso se atentar à manutenção da personalidade de sua marca, empresa ou blog, tendo em vista a clara demanda de transparência — afinal, um produto digital não é constituído apenas por camadas funcionais. 

    Já o Ux Writing, adaptado à expansão do e-commerce, é designado como um texto que garante a melhor experiência digital, ultrapassando as definições de descrições básicas e escritos habituais. 

    Dessa maneira, compete ao Ux Writing a redação, revisão e autenticação de conteúdos online, como e-mails, artigos, notificações e outras formas de comunicação direta com o usuário.

    Além da redação

    Para quem vê de fora, a responsabilidade do Ux Writing parece ser delimitada à escrita e revisão de textos. A realidade demonstra que a metodologia exige uma verdadeira estratégia de atuação, formada por uma equipe capaz de operar em compostos setores, como design, engenharia, marketing e produto.

    É função da técnica Ux, atentar-se aos meios de comunicação relevantes para a elaboração e desenvolvimento dos conteúdos — parte essencial do ciclo de produção e otimização de um projeto. 

    Estudo de público, construção e definição de persona, relacionados aos objetivos traçados pela equipe, também estão atribuídos a essa prática. 

    O planejamento de um redator Ux se baseia, de modo geral, em um guia de redação, desenvolvido igualmente de acordo com a campanha comercial, e um fluxo de UX Writing, que arquitetará as atividades operacionais. 

    Roteiro de escrita

    Uma das estruturas primordiais da comunicação, seja mainstream, alternativa, física ou digital, é a consistência da linguagem, definida pela adoção de um padrão. Assumir o posicionamento da marca e desenvolver a linguagem mais apropriada ao público-alvo são os pontos cruciais para a elaboração do guia. 

    Caso a Ux Writer tenha sido incorporada logo na fase inicial do projeto, o roteiro comunicativo certamente será mais adaptável e coerente à filosofia do planejamento, tendo mais tempo e alternativas para se enraizar no processo de criação.

    Já em situações que o Ux é admitido após o desenvolvimento do produto, a técnica, em mais uma de suas especialidades, deve extrair os fatores decisivos e moldá-los segundo as diretrizes de escrita impostas pelo guia. Assim, a documentação do conteúdo se baseará em referências, seguindo um padrão. 

    Independente do episódio, a função do texto instrutor é nítida: servir de modelo e parâmetro para todo e qualquer outro produzido para determinada campanha online, assegurando, então, um conceito único e fiel da empresa e seus produtos. 

    O documento deve, dentro dessa compreensão, estabelecer um padrão de fala, pensamento e comportamento da marca, incluindo normas e regras gramaticais capazes de interagir persuasivamente com e sobre o usuário. 

    Critérios para diferentes itens da interface, como mensagens automaticas, botões, empty states, por exemplo, também devem ser incluídos no guia. 

     

    Organização UX Writing 

    O planejamento ou até mesmo o cronograma do UX Writing não tem a obrigação, necessariamente, de redigir cada elemento “do zero” — boas referências e reformulações são sempre bem-vindas. Contudo, o procedimento deve revisar, editar e validar toda escrita relacionada à campanha e seus produtos. 

    A UX Writer deve ser interpretada como fonte de consulta de designers, gerentes, engenheiros e redatores, e integrada, como possível solução para a identificação de oportunidades e percepção de novas demandas, ao alinhamento das equipes. 

    Certamente, ao estar engajado com o projeto, o UX Writing pode evitar situações e mudanças inesperadas com as publicações de conteúdo, revelando também seu lado colaborativo. 

    Texto: Gear Seo 

  • Avatar photo

    Para mim, escrever é como criar uma nova realidade. As palavras ganham vida na página, criando histórias, ideias e emoções que podem tocar as pessoas de maneiras profundas.

    Populares

    Tendências e inovações tecnológicas para B2B
    Tendências e inovações tecnológicas para B2B
    Dicas Para Uma Boa Previdência Privada
    Dicas Para Uma Boa Previdência Privada
    Você sabe o que são chatbots?
    Você sabe o que são chatbots?
    Conheça as portarias e sua importância
    Conheça as portarias e sua importância
    Setor audiovisual: tecnologias e inovação para o seu negócio
    Setor audiovisual: tecnologias e inovação para o seu negócio
    Dicas para site de agência de viagens
    Dicas para site de agência de viagens
    Fundos de Investimento Imobiliário
    Fundos de Investimento Imobiliário
    Tecnologia para economizar na conta de luz
    Tecnologia para economizar na conta de luz
    3 benefícios da tecnologia para as empresas
    3 benefícios da tecnologia para as empresas
    Como construir um relacionamento sólido com sua equipe?
    Como construir um relacionamento sólido com sua equipe?
    Últimos
    Veja como os consultórios médicos particulares estão crescendo com a crise dos planos de saúde
    Como o Open Banking pode revolucionar as fintechs?
    Aprenda a utilizar chatbots no atendimento online
    O mercado de criptomoedas
    Poupança e Contas do Mercado Monetário
    Agricultura Familiar

    Ao usar nosso site, você reconhece que leu e compreendeu e concorda com nossos
    Cookies Policy| Privacy Policy