Quais as vantagens da rede Ethereum? As 3 que mais se destacam!

Avatar photo
Aline
Author
Quais as vantagens da rede Ethereum? As 3 que mais se destacam!

Foto: Pixabay

  • Pessoas que trabalham com tecnologia blockchain devem estar sempre atentas sobre quais são as melhores opções do mercado. Se você se encaixa nesse grupo, precisa saber o quanto antes as principais vantagens da rede Ethereum.

    Utilizada para o desenvolvimento de aplicativos descentralizados e para a criação de contratos inteligentes, a plataforma Ethereum também é a “casa” da criptomoeda Ether (ETH), classificada atualmente como o segundo maior ativo digital do mundo, atrás apenas do pioneiro Bitcoin.

    Um spoiler que podemos dar sobre as vantagens da rede Ethereum é que ela é totalmente protegida da intervenção de terceiros. Isso quer dizer que tudo o que é criado nessa plataforma não pode ser controlado por nenhuma pessoa, exceto aquela que desenvolveu.

    E o que mais de tão vantajoso essa rede tem a oferecer? Continue com a leitura e descubra!

    O que é a rede Ethereum?

    Para falarmos sobre as vantagens da rede Ethereum é importante, primeiro, explicarmos o que ela é e como funciona, concorda? Então, vamos lá!

    A rede Ethereum é uma plataforma blockchain, que consiste em uma cadeia de blocos em que cada um deles armazena um conjunto de informações. A cada 10 minutos, novos blocos são criados e conectados aos anteriores, formando então uma rede. 

    Criada pelo programador russo-canadense Vitalik Buterin, em 2013, a rede Ethereum foi lançada em 2015, e serve para a criação de aplicativos descentralizados e contratos inteligentes.

    A rede também deu origem à criptomoeda Ether (ETH). Por conta disso, a Ethereum também opera como campo de mineração e de negociação desse ativo digital.

    Como essa rede pode ser usada? 

    Assim como mencionamos, a rede Ethereum pode ser usada para três principais aplicações, que são:

    • Criação de contratos inteligentes;
    • Desenvolvimento de aplicativos descentralizados;
    • Fazer a mineração de Ether;
    • Entre outros.

    Continue a leitura e entendo todos os pontos em detalhes:

    Criação de contratos inteligentes

    Os contratos inteligentes, ou Smart Contracts, são um acordo firmado entre duas ou mais partes que pode se autoexecutar. Ou seja, é uma negociação que independe da intermediação de terceiros.

    A rede Ethereum viabiliza a criação de contratos inteligentes mais completos, especialmente devido à liberdade de programação que a plataforma oferece. 

    Com a definição de funções automáticas dentro desse sistema que permitem, por exemplo, a análise de interações obrigatórias, é possível criar Smart Contracts para os mais variados segmentos.

    Um bom exemplo de contratos desse tipo é: imagine que você quer enviar um Ether para uma pessoa com a qual está dividindo as despesas de uma viagem que farão. 

    No entanto, não quer que o ativo saia da sua carteira agora, preferindo fazer isso somente na data em que a fatura do cartão de crédito da outra pessoa vencer. Ao programar esse contrato pela rede Ethereum, o pagamento será feito automaticamente no dia que escolher!

    Desenvolvimento de aplicativos descentralizados

    Aplicativos descentralizados, ou DApps, sigla para Decentralized Applications, são soluções (softwares) que têm como base de desenvolvimento a tecnologia blockchain.

    Com código aberto, esses aplicativos costumam dar recompensas às pessoas que os utilizam, de acordo com a sua contribuição para aprimoramento da ferramenta.

    Os aplicativos descentralizados podem ser criados para as mais diferentes áreas, tais como jogos virtuais e entretenimento, redes sociais, financiamento coletivo, serviços de empréstimo, entre outros. 

    Fazer a mineração de Ether

    Muitas pessoas confundem a rede Ethereum com a criptomoeda Ether, tanto que o nome da plataforma acaba sendo aceito para identificar esse ativo digital. Porém, se você quiser se tornar expert no assunto, é essencial saber que elas são diferentes.

    Como dissemos, a rede Ethereum é uma plataforma blockchain utilizada para diferentes funcionalidades. Já Ether é a moeda virtual originária dela. Inicialmente, a cripto foi usada pela equipe de Buterin como meio de financiamento do projeto, negociada em uma venda coletiva.

    Ela e o Gas, outro recurso nativo da Ethereum, são usados como forma de recompensa para os mineradores da rede. A Ether também funciona como ativo para o pagamento de taxas de transação para processamento de alterações nos aplicativos que usam a tecnologia da solução. 

    Quais as vantagens da rede Ethereum? 

    Ufa! Quantas informações até aqui, não é mesmo? Mas tudo isso foi necessário para chegarmos ao ponto alto desta conversa, que é relacionar as vantagens da rede Ethereum. Sobre isso, as três que mais se destacam são:

    • Descentralização;
    • Segurança;
    • Programabilidade.

    Entenda mais sobre cada ponto:

    Descentralização

    A rede Ethereum é descentralizada, pois não depende de uma única entidade controladora para funcionar. Assim como acontece com outras plataformas blockchain, essa funciona no modelo P2P, peer-to-peer — em tradução livre, de ponto a ponto.

    Desse modo, suas operações são validadas pela própria comunidade, e não por uma organização ou indivíduo específico.

    Segurança

    Dados e informações tramitados e armazenados em redes blockchain não permitem qualquer tipo de alteração por terceiros. No caso de transações realizadas, nem os seus criadores têm o poder de modificar ou apagar o que tem neles. 

    Essa característica confere muito mais segurança, credibilidade e privacidade para tudo o que é criado na plataforma.

    Programabilidade

    E fechamos a nossa lista de vantagens da rede Ethereum com o fato de ela ser altamente programável. O que isso quer dizer? Quer dizer que ela dá total liberdade para criar diferentes programas e soluções dentro do mundo digital — o céu é o limite!

    Alguns exemplos são o desenvolvimento de diferentes aplicativos, como os voltados para os serviços financeiros, além de votações, campanhas de crowdfunding, entre outros.

    Quais são as principais diferenças entre Ethereum e Bitcoin?

    Para citarmos as principais diferenças entre a plataforma Ethereum e a rede Bitcoin é preciso, antes, deixar claro que a primeira foi criada com base na segunda. Por isso, elas contam com algumas semelhanças.

    As três principais são que ambas têm código aberto, são controladas por suas respectivas comunidades e remuneram os seus mineradores com as suas próprias criptomoedas.

    Porém, os pontos em comum param por aí. O motivo é que Ethereum e Bitcoin são projetos com finalidades totalmente diferentes.

    A rede Ethereum foi criada com o objetivo de ser uma plataforma multiuso. A sua moeda digital, na verdade, é somente uma das suas ofertas. O Bitcoin, por sua vez, segue o caminho contrário.

    E no que se refere às suas criptos, o Ether tem potencial de fornecimento infinito, enquanto o whitepaper do Bitcoin define o limite de 21 milhões de ativos digitais.

    Qual dessas duas redes é a mais promissora?  

    As vantagens da rede Ethereum ficaram claras, mas será que esses benefícios a colocam na frente da sua “rival” Bitcoin?

    Se considerarmos o número de criptomoedas que podem ser geradas por cada uma delas, a tendência é acreditar que a rede Ethereum e seu Ether têm mais potencial de crescimento. Entretanto, seria preciso avaliar também a valorização, demanda e oferta de cada uma.

    No que se refere às soluções oferecidas como plataforma blockchain, ambas contam funcionalidades e recursos interessantes que possibilitam o uso em diferentes tipos de mercado. Além de, constantemente, estarem passando por atualizações.

    Portanto, é bastante complicado “bater o martelo” sobre qual rede é mais promissora. Nossa dica final é para que você acompanhe a evolução das duas e analise os pontos positivos e negativos antes de tomar a sua decisão.  

    Este artigo foi escrito pela Bitso, exchange internacional de criptomoedas na qual você pode comprar, guardar e vender os seus criptoativos.

  • Avatar photo

    Para mim, escrever é como criar uma nova realidade. As palavras ganham vida na página, criando histórias, ideias e emoções que podem tocar as pessoas de maneiras profundas.

    Populares

    Tendências e inovações tecnológicas para B2B
    Tendências e inovações tecnológicas para B2B
    Você sabe o que são chatbots?
    Você sabe o que são chatbots?
    Setor audiovisual: tecnologias e inovação para o seu negócio
    Setor audiovisual: tecnologias e inovação para o seu negócio
    Dicas Para Uma Boa Previdência Privada
    Dicas Para Uma Boa Previdência Privada
    Veja as vantagens de realizar anúncios classificados online
    Veja as vantagens de realizar anúncios classificados online
    Dicas para site de agência de viagens
    Dicas para site de agência de viagens
    Conheça as portarias e sua importância
    Conheça as portarias e sua importância
    De e-commerce a Saas, internet proporciona diversas opções para empreendedores
    De e-commerce a Saas, internet proporciona diversas opções para empreendedores
    Como construir um relacionamento sólido com sua equipe?
    Como construir um relacionamento sólido com sua equipe?
    Como vender online: E o que devo vender online?
    Como vender online: E o que devo vender online?
    Últimos
    Veja como os consultórios médicos particulares estão crescendo com a crise dos planos de saúde
    Como o Open Banking pode revolucionar as fintechs?
    Aprenda a utilizar chatbots no atendimento online
    O mercado de criptomoedas
    Poupança e Contas do Mercado Monetário
    Agricultura Familiar

    Ao usar nosso site, você reconhece que leu e compreendeu e concorda com nossos
    Cookies Policy| Privacy Policy