Qual O Melhor Crédito Consignado?

0
421
Qual O Melhor Crédito Consignado
Qual O Melhor Crédito Consignado

1. Você gostaria de obter um empréstimo, mas não sabe qual o melhor crédito consignado disponível hoje no mercado?

Nos últimos anos, a busca por essa modalidade vem crescendo cada dia mais. Devido ao aumento em sua procura, que é graças as suas menores taxas de juros e vantagens atrativas.

Sendo uma boa solução para diversas pessoas, bastando apenas que se enquadrem no perfil de solicitante desejado.

Desse modo, é repleto de vantagens pois, seu pagamento é descontado diretamente da folha de pagamento ou benefício recebidos. Possuindo assim, menores riscos de inadimplência.

Mas é preciso ter como comprovar sua renda, caso contrário este não é um empréstimo que estará disponível.

Portanto, se você deseja solicitar um crédito consignado, esteja atento também a outros fatores em sua aquisição. Como, por exemplo, as taxas disponíveis em cada instituição.

Calculando assim, qual será o CET e sua capacidade de pagar pelas parcelas. Então confira nosso artigo e entenda mais sobre o assunto!

2. Como Funciona O Crédito Consignado?

Primeiramente, é importante que entendamos exatamente como funciona e a quem se destina. Para então, descobrir qual o melhor crédito consignado.

Nesta modalidade de crédito, o pagamento das parcelas do empréstimo tem um desconto direto. Que pode ser feito no salário de assalariados e servidores público.

Ou diretamente no benefício de aposentados e pensionistas do INSS. Sendo assim, os quatros tipos de perfil a quem esse crédito é mais destinado.

Entretanto, não é impossível que você obtenha um empréstimo sem possuir um destes perfis, sendo apenas mais difícil.

Outra vantagem presente aqui, é que os descontos não podem ultrapassar 30% da renda do solicitante. Independentemente de quantos consignados este já possua.

Esta é uma norma que garante que o cliente, não tenha sua renda comprometida. Protegendo assim, seu direito de manutenção as necessidades básicas.

  2.1 Taxas de Crédito Consignado?

Procurado principalmente por quem deseja créditos a taxas mais acessíveis, esta é uma das melhores opções hoje.

Desse modo, como os pagamentos são diretamente descontados, existe um menor risco de inadimplência por parte dos solicitantes. Não dependendo de que haja um pagamento mensal feito pelo próprio cliente.

Gerando então, menores taxas de juros se compararmos com outras modalidades disponíveis no mercado.

No entanto, se você trabalha com carteira assinada, sua taxa será um pouco maior. Pois, em seu caso existe a possibilidade e risco de demissão. 

  2.2 Onde Encontrar O Melhor Crédito Consignado?

Atualmente, o mercado financeiro vem cada vez mais expandindo seus horizontes. Desse modo, hoje você pode procurar por empréstimos consignados tanto em instituições bancárias, como em financeiras.

Além disso, para ambos os casos, existem a possibilidade de procurar estabelecimentos físicos ou contratar o serviço online.

Bem como, caso prefira, fazer apenas as comparações pela internet e ir solicitar seu crédito pessoalmente. Após ter escolhido qual o melhor crédito consignado com as melhores taxas para você.

 

3. Como Fazer Um Crédito Consignado

Como Fazer Um Crédito Consignado

Antes de procurar qual o melhor crédito consignado disponível, é preciso que você entenda como funciona este. Pois, para cada perfil sua solicitação é diferente.

  3.1 Aposentados e Pensionistas do INSS

Para esse perfil de solicitante, as opções de crédito são mais amplas e vantajosas. O mercado oferece diversas opções, sendo possível encontrar em praticamente todos os bancos ou financeiras.

Pois, o benefício recebido pelo INSS é garantido, diminuindo os riscos. O que faz com que suas taxas sejam as menores.

Basta que este procure a listagem das instituições conveniadas ao INSS. Para isso, solicite esta informação perante ao banco no qual recebe seu benefício.

Depois compare as taxas entre eles e escolha a melhor para você. Muitos beneficiários acabam por fazer o empréstimo diretamente com o banco no qual recebem seu benefício.

Entretanto, esta pode não ser sua necessariamente a melhor opção disponível. Podendo fazer até mais de uma linha de crédito de uma única vez.

Além disso, é importante ressaltar que neste perfil o crédito pode ter prazo de até 72 meses (6 anos).

 

  3.2 Servidores Públicos e Assalariados

Para ambos os perfis, o crédito só pode ser solicitado se o local de trabalho possuir um convênio com alguma instituição financeira. Sendo assim, o solicitante deve entrar em contato com o RH da empresa e confirmar o pedido de crédito solicitado.

No entanto, para servidores públicos as vantagens são maiores. Uma vez que estes também possuem um salário fixo garantido.

Obtendo então, menores taxas que o assalariado, e tendo prazos de até 96 meses (8 anos) para quitação da dívida.

Por outro lado, quem trabalha de carteira assinada conta com o risco de demissão. Dessa forma, as suas taxas são mais elevadas que para os outros perfis.

Além disso, aqui o prazo varia de acordo com a instituição escolhida.

4. Comparando As Taxas de Juros

Como Fazer Crédito Consignado

Agora, para que você descubra qual o melhor crédito consignado, é necessário bem mais do que comparar as taxas. Então, iremos lhe dar algumas dicas de como fazer isso.

 

  4.1 Banco ou Financeira?

Na hora de procurar um crédito consignado, muitos ficam na dúvida de qual é a melhor opção. Procurar uma instituição bancária ou financeira?

Dependendo do seu perfil, para o caso dos assalariados e servidores públicos, nem sempre há a disponibilidade de escolher. Uma vez que, só é possível fazer um empréstimo a partir do convênio com a empresa de seu trabalho.

Outra coisa importante, caso esteja pensando em fazer através de bancos, é que será necessário que você possua uma conta bancária.

Sendo assim um de seus clientes. Mas não se preocupe, se você tiver conta apenas em outro banco, basta você abrir uma nova conta e isso não será empecilho.

Outra dica importante, é que os bancos do governo costumam ter taxas de juros mais baixas. Isto se dá, porque estas precisam contribuir para o desenvolvimento econômico do país.

Algumas opções são:

  • Banco do Brasil;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Banco do Nordeste (este sendo regional).

Já nas financeiras, geralmente o empréstimo consignado acaba saindo mais caro. Uma vez que essas, fazem intermediação entre cliente e bancos.

Desse modo é imprescindível verificar e fazer comparações na hora de adquirir um empréstimo.

5. Custo Efetivo Total do Crédito Consignado

Para fazer a comparação de taxas de juros, é necessário que você se atente a alguns aspectos que costumam serem “omitidos”.

Nem sempre, uma taxa de juros mais baixa é sinônimo de melhor crédito. Pois, deve-se calcular também os tributos e impostos que serão aplicados sobre.

Ou seja, analise o que está sendo incluso no CET. É comum serem cobradas a TAC (Taxa de Abertura de Conta), caso você não seja cliente do banco.

Bem como, IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), variando de acordo com valor de crédito solicitado e o prazo para sua quitação. Além disso, pode ser incluso um seguro desemprego.

 

6. Qual O Melhor Crédito Consignado?

Empréstimo Consignado e suas taxas

 

  6.1 Aposentados e Pensionistas do INSS

Por serem beneficiários do INSS e tendo sua renda garantida, suas taxas são as mais atrativas. As instituições bancárias podem oferecer diferentes taxas dentro de um limite de 2,08% ao mês.

Além disso, em 2018  a taxa de juros básica (Selic) foi reduzida em 0,25 pp, caindo então para 6,75% ao ano.

Desse modo, alguns bancos também divulgaram uma queda em suas taxas de juros. Tais como, Bradesco, Itaú e Inter, direcionadas ao empréstimo consignado do INSS.

  • Banco Bradesco:

Sua taxa de juros antes estava em torno de 1,99% mensais, e agora gira em torno de 1,79%. Somando um total de 23,79% ao ano. Posicionada em oitavo lugar na listagem de taxas de juros, fornecidas pelo Banco Central do Brasil.

  • Banco Itaú:

Com a intenção de apoiar aposentados e pensionistas a se recuperarem da crise. A instituição bancária vem oferecendo taxas que giram em torno de 1,97% ao mês.

Sendo assim, taxas de 26,42% ao ano, o que o coloca como o décimo nono banco na lista do BCB. Tentando assim, competir com o Bradesco que tornou se o líder na modalidade.

  • Banco Inter:

Agora se você deseja saber qual o melhor crédito consignado, o Banco Inter está posicionado como o segundo. Logo após o CCB Brasil, de acordo com a listagem disponibilizada pelo Banco Central.

Suas taxas de juros que antes eram de 2,40% ao mês, atualmente estão em 1,63%. Totalizando um valor de 21,45% ao ano.

Desse modo, é possível perceber que nem sempre bancos mais tradicionais podem oferecer as melhores vantagens. Bem como, as taxas mensais diferem do valora anual.

Por exemplo, o Itaú que possui juros mensais menores que o Bradesco. Que por sua vez, possui uma taxa anual menor.

 

Leia também: Como Fazer Empréstimo Com Nome Sujo

 

  6.2 Servidores Públicos

Atualmente, segundo a tabela de taxas de juros disponibilizadas pelo BCB, esta categoria vem tendo as melhores taxas de juros.

Dentre 35 opções de instituições bancárias e financeiras, com taxas que vão desde 0,07% a 5,29% ao mês. Levando assim, a taxas anuais entre 0,80% e 85,66%.

No entanto, servidores públicos não podem escolher tanto quanto a categoria anterior. Dependendo assim, da listagem de convênios com o RH de onde trabalha.

Atualmente, os dez melhores bancos segundo a lista de taxa de juros são:

  1. Banco do Nordeste: com taxas de 0,07% ao mês e 0,08% ao ano;
  2. Banco Alfa: com taxas de 1,41% ao mês e 18,35% ao ano;
  3. Financeira Alfa: com taxas de 1,49% ao mês e 19,46% ao ano;
  4. Banco Santander: com taxas de 1,57% ao mês e 20,53% ao ano;
  5. Banco Inter: com taxas de 1,59% ao mês e 20,84% ao ano;
  6. Banco do Estado do RS: com taxas de 1,59% ao mês e 20,87 ao ano;
  7. Barigui Seminovos: com taxas de 1,59% ao mês e 20,88% ao ano;
  8. Banco Bradesco: com taxas de 1,59% ao mês e 20,90% ao ano;
  9. Bradesco Financiamentos: com taxas de 1,61% ao mês e 21,14% ao ano;
  10. Banco CCB Brasil: com taxas de 1,68% ao mês e 22,06% ao ano.

A partir da tabela, é possível notar que existe variação de acordo com cada perfil dentro da mesma linha de crédito. Ou seja, nem sempre é possível dizer qual o melhor crédito consignado analisando apenas a instituição em si.

Como é o caso do banco Inter, que para aposentados e pensionistas do INSS, oferecia melhores vantagens. Ocupando assim, o segundo lugar na lista, enquanto que para servidores públicos encontra-se em quinto lugar.

 

  6.3 Trabalhador de Empresa Privada

Agora iremos analisar qual o melhor crédito consignado para quem trabalha em empresas privadas. Que similarmente aos servidores públicos, também está limitado na hora de sua escolha.

Portanto, entre em contato com o RH da sua empresa e descubra qual ou quais são as opções de convênio.

Em seguida, compare com nossa tabela e descubra realmente se vale ou não apenas pedir seu empréstimo consignado.

Nesta modalidade, as taxas de juros estão entre 1,21% e 5,31% ao mês, dentre as 45 opções analisadas pelo Banco Central. E iremos analisar então, as instituições mais conhecidas e seu ranking.

  • Banco do Nordeste do Brasil:

Sendo um banco regional, que existem em alguns estados do Brasil. Este encontra-se em segundo lugar na tabela de juros, com taxas de 1,21% ao mês e 15,53% ao ano.

Demonstrando ser uma das melhores opções. Uma vez que se comparado ao segundo, a diferença de taxas já possui uma grande diferença.

  • Banco Safra:

Fazendo parte do Grupo Safra, muito conhecido no país, este ocupa o sexto lugar da tabela. Com taxas de juros de 1,91% ao mês e 25,52% ao ano.

  • Caixa Econômica Federal:

Denominando o oitavo lugar da listagem, seus juros estão em cerca de 2,11% ao mês e 28,40% ao ano.

  • Banco Inter:

Aparecendo então, em décimo primeiro lugar, seus juros estão em 2,19% ao mês e 29,72% ao ano.

Sendo assim, entre as opções mais conhecidas, encontramos duas instituições privadas. Bem como, uma de capital misto e outra de capital do governo.

Entre as piores opções, as instituições mais conhecidas são: Bradescard e Itaú. Assim como, empréstimos consignados feitos pelas lojas Renner e Riachuelo.

 

7. Conclusão

o melhor Crédito Consignado

 

Na hora de escolher qual o melhor crédito consignado, é necessário que você se atente a diversos fatores. O principal deles, é a sua categoria de solicitante.

Pois, dependendo desta você poderá escolher qual o melhor crédito consignado livremente. Ou com base, na lista de instituições conveniadas ao seu local de trabalho.

Além disso, é fundamental que você preste atenção em todas as taxas que serão atribuídas ao seu empréstimo. Portanto, como será o Custo Efetivo Total deste.

Por último, confira sempre a listagem disponibilizada no site do Banco Central. Pois, ele é atualizado a partir do cadastro de bancos e financeiras autorizadas a prestarem este serviço.

 

8. Bônus

  8.1 Assista um vídeo do VANTAGENS DO CRÉDITO CONSIGNADO por Gustavo Carvalho no canal da Camila Cléo

 

Este artigo foi útil para você? Deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

 

Leia também: Cartão de crédito para negativado e baixo Score. Confira!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here