Empréstimo pessoal: Tudo o que você precisa saber antes de contratar o seu

0
175

Provavelmente, você já sentiu que sobrou mês no fim do dinheiro. Ou tem algum sonho para realizar, mas não tem verba para isso. Por conta disso, acaba pensando na possibilidade de solicitar um empréstimo pessoal.

Ao contrário do que muita gente pensa, essas situações são mais comuns do que imaginamos. Dinheiro para pagar as contas, para fazer uma viagem, para reformar a casa, para comprar um carro, abrir uma empresa…

E com tantas opções, fica mesmo difícil saber tudo o que você precisa antes de contratar um empréstimo pessoal. E foi pensando nisso que preparamos este artigo para você. Abaixo você confere tudo o que precisa saber antes de contratar um empréstimo.

Boa leitura!

Antes de mais nada, você precisa saber que não existe somente o empréstimo pessoal

Na hora de solicitar um empréstimo, opções é o que não faltam. Isso mesmo, se você achava que só existia o empréstimo pessoal, saiba que você está enganado. Além desse tipo de empréstimo, você ainda conta com outras opções.

Você pode solicitar um empréstimo consignado, penhor, o cheque especial, rotativo do cartão de crédito…

Xiii, são muitas opções mesmo! Se você não souber fazer um bom planejamento e conhecer bem as diferenças, pode acabar se endividando. Por isso, conferir as dicas abaixo é importante. Você está se resguardando para que isso não aconteça.

Peça um empréstimo pessoal para pagar uma dívida mais cara

O empréstimo pessoal vai ser uma boa opção para você caso você esteja substituindo uma dívida cara por uma mais barata. Imagine que você atrasou por meses a fatura do cartão de crédito e que com os juros, o valor total da dívida ficou muito alto.

Se você colocar no papel, vai perceber que os juros que estão correndo por conta do atraso da dívida são bem caros. Sendo assim, o empréstimo pessoal pode ser uma boa alternativa para você se livrar da dívida e ainda ficar com o nome limpo.

Ah, e não se preocupe. Existe sim a possibilidade de você fazer um empréstimo pessoal para negativados. Obviamente, os juros são ainda mais altos, uma vez que o nome do solicitante está sujo, mas ainda assim é válido.

Você pode solicitar um empréstimo pessoal para qualquer coisa

Não existe uma finalidade específica para você solicitar um empréstimo pessoal. Claro que cabe a instituição financeira aceitar ou não o seu pedido. Porém, você pode pedir para qualquer fim, como:

  • Fazer a reforma de uma casa
  • Comprar um carro novo
  • Pagar dívidas pessoais
  • Fazer uma viagem
  • Comprar um imóvel
  • Dentre outros motivos.

Saiba escolher bem a instituição financeira

Depois que você perceber que o empréstimo pessoal é realmente importante, é chegada a hora de escolher a instituição financeira. Aqui se faz necessário ressaltar para que você tenha cuidado para não cair em golpes na internet.

Isso porque existe a possibilidade de você fazer um empréstimo pessoal online, por meio de um simulador de empréstimo pessoal. Porém, existem sites que não são confiáveis e que só querem tirar dinheiro de você.

Por conta disso, o recomendado é que você só faça empréstimos com instituições financeiras que são confiáveis e que são conhecidas dentro e fora da internet. Assim você diminui as chances de acabar perdendo dinheiro.

Cuidado com a consolidação da dívida

Muitas pessoas usam o empréstimo pessoal para pagar várias dívidas em conjunto. Porém, é preciso ter cuidado na hora de unificar essas dívidas.

Isso porque pode ser que, no meio dessas contas, existem valores bem mais baixos do que o de um empréstimo pessoal. Em casos assim, a praticidade não vale a pena. Tenha cuidado para não cair nessa consolidação e ficar com juros mais altos no pagamento.

Preste atenção no valor solicitado para o empréstimo pessoal

Se organize financeiramente antes de solicitar o empréstimo. Se for possível, já comece cortando alguns gastos para que você consiga realizar o pagamento de forma confortável.

Além disso, também é fundamental que você veja o valor que você irá solicitar. Não peça um valor maior do que você precisa. Quanto menor for o empréstimo, menor será o tempo que você passará pagando.

Pense no seu bolso e nas parcelas que você pode pagar para não ficar ainda mais endividado.

 

Espero que você tenha entendido tudo o que você precisa fazer antes de solicitar um empréstimo pessoal. Agora é com você. Faça uma boa análise e veja tudo com cuidado antes da solicitação. E não se esqueça do planejamento para não contrair mais dívidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here