Empréstimo Para Aposentado – Saiba Como Fazer O Seu

0
134
Empréstimo Para Aposentado
Empréstimo Para Aposentado

Está querendo saber como fazer um empréstimo para aposentado? Hoje, iremos falar sobre as opções disponíveis no mercado, para esse perfil de tomador.

 

Atualmente, tem sido difícil manter-se apenas com a renda que o aposentado brasileiro possui. Num geral, a média de aposentadoria da maior parte da população está por volta de um salário mínimo.

Mas, muitas pessoas aposentadas, devido à idade ou invalidez, não conseguem fazer uma renda extra. E aí, eventualmente surgem contratempos, como uma despesa médica necessária, entre outros.

O que fazer nessas horas? Deixa de comprar um remédio, por exemplo, não seria a melhor opção, pois trata-se da sua saúde!

Dessa forma, um empréstimo pode ser de grande ajuda nesses momentos de maior necessidade. No entanto, apenas se você souber suas opções e como se planejar para elas!

Então confira nosso artigo e descubra como sair dessa situação. Pois, iremos falar sobre as opções disponíveis no mercado e como fazer um!

 

1. Empréstimo Para Aposentado

Empréstimo Para Aposentado como fazer

Durante anos, o trabalhador brasileiro faz sua contribuição ao INSS para futuramente fazer sua aposentadoria. No tempo em que o contribuinte poderá descansar e aproveitar a vida.

No entanto, muitas vezes a renda do INSS não é suficiente para que este mantenha uma qualidade de vida digna. Seja para realizar seus sonhos, ou para emergências.

Dessa forma, o empréstimo acaba muitas vezes sendo uma opção para estes. Pois, fazer dívidas no cartão como muitos brasileiros acabam fazendo, pode ser uma ideia terrível.

Os juros são extremamente altos e aumentam diariamente. Porém no empréstimo, você pode obter um certo crédito que será previamente acordado em juros e parcelamentos a serem pagos.

Num geral, as modalidades de empréstimo para aposentados não requerem uma comprovação do destino que seu crédito será usado. Sendo assim, mais flexível de se conseguir.

Outro fator positivo para os aposentados é que por possuírem uma renda fixa, esta pode ser facilmente comprovada. O que irá aumentar suas chances de obter um empréstimo.

Mas assim como qualquer outro tomador, o aposentado também irá passar por uma análise de crédito. Dessa forma as instituições analisando o histórico de empréstimo desse, caso já haja algum.

Para saber assim, qual o perfil de cliente esse possui. Pois, para quem deseja e tem um bom histórico o empréstimo pessoal é uma modalidade disponível para essa categoria. Apesar de muitas pessoas não saberem disso.

 

2. Empréstimo Pessoal Para Aposentados

Empréstimo pessoal Para Aposentado

  2.1 Onde Obter Um Empréstimo

Para realizar um empréstimo para aposentados na modalidade pessoal, você não terá muitas dificuldades. Eles estão disponíveis na maioria das instituições financeiras ou bancárias.

Seja nos bancos privados ou até mesmo na fintechs, sendo empresas que misturam tecnologia e finanças. Dessa forma, oferecendo crédito com taxas de juros bem atrativas. Pois, não possuem intermediário para realização dos processos.

Alguns dos bancos mais conhecidos que oferecem essa opção são:

  • Santander;
  • Itaú;
  • Banco do Brasil;
  • Bradesco;
  • Caixa Econômica Federal.

Nessa modalidade, você irá realizar o pagamentos dos valores acordados entre você e a instituição escolhida. Mas alguns, oferecem a alternativa de autorizar o débito automático em sua conta.

Para que assim, não haja a necessidade de todo mês o aposentado ir até o local realizar os pagamentos. Facilitando sua vida e trazendo mais conforto.

  2.2 Qual o Valor Desse Empréstimo?

O empréstimo pessoal para aposentados, não difere do empréstimo pessoal destinado a qualquer outro perfil de cliente. No entanto, essa possui a vantagem de comprovar facilmente sua renda.

Aumentando assim, não só suas chances de obter o crédito, como também maiores valores. Dependendo de quanto este recebe de aposentadoria.

Dessa forma, as taxas de juros não podem ser facilmente mensuradas, pois variam muito de acordo com cada instituição. Logo, é importante fazer uma comparação entre as que estão disponíveis no mercado.

Podendo então, comparar através de simuladores de crédito online. Pois, quanto mais alta for a taxa, maior será o Custo Efetivo Total (CET) desta.

Seguindo esse pensamento, é preciso lembrar que muitas vezes as instituições não demonstram todos as taxas inclusas no empréstimo. O que altera o CET.

Por exemplo, algumas vezes é mostrado apenas os juros sobre seu empréstimo. Mas não a taxa de administração que será cobrada também.

 

3. Empréstimo Consignado

Empréstimo consignado Para Aposentado

Você que procura um empréstimo para aposentado, esta é uma das modalidades mais atrativas do mercado. Vamos ver porquê?

No empréstimo consignado, o aposentado irá receber o crédito como em qualquer outra modalidade. Entretanto, aqui seu pagamento é feito de forma diferente.

As parcelas são diretamente cobradas no benefício do INSS. Que não pode ultrapassar o valor de 30% deste. Garantindo assim, que o aposentado não tenha sua renda comprometida., para custeios essenciais a vida.

Ou seja, independente de quantas consignações você tenha, as instituições somadas, não podem ultrapassar esse valor. Independentemente do crédito liberado e da quantidade de parcelas para pagar.

  • Consignação – aqui o INSS irá repassar o valor descontado, diretamente para a instituição conveniada que o aposentado escolher.
  • Consignação Com Retenção – sendo feita exclusivamente no banco no qual o aposentado recebe seu benefício. Aqui o INSS repassa o valor total do benefício, e a instituição retém sua parte pelo empréstimo fornecido.

Dessa forma, o valor do empréstimo só pode ser calculado em cima da renda do aposentado. Não podendo ultrapassar o limite estipulado.

Além disso, por ter facilidade em comprovar sua renda, os bancos ou financeiras acabam por oferecer condições mais atrativas. Uma vez que existe uma maior garantia da quitação da dívida.

Logo, as taxas de juros são uma das menores disponíveis no mercado. Bem como, a possibilidade de prazos maiores para o pagamento do empréstimo para aposentado.

 

4. Como Fazer Um Empréstimo Para Aposentado?

como fazer um Empréstimo Para Aposentado

Na hora de fazer algum empréstimo, algumas dúvidas costumam surgir? Onde fazer? Como fazer? O que eu preciso para?

Dessa forma, vamos das algumas dicas do que fazer na hora de obter um empréstimo. Independente da modalidade que você escolher.

  4.1 Pesquise Suas Opções

Primeiramente, é de máxima importância que você pesquise bem sobre cada tipo de empréstimo. Levando em consideração qual possui melhores taxas e prazos de pagamento.

Mas também, sobre a instituição em si. Se ela possui credibilidade no mercado e se estão liberadas a realizar tal tipo de serviço. Bem como, se possuem um bom suporte para comunicação.

Para isso, você pode usar a internet ao seu favor. Seja para fazer simulações e comparação de crédito nas instituições, assim como pesquisas o histórico desta.

  4.2 Solicite Seu Crédito

Depois de fazer uma análise das suas possibilidades, comparando-as de forma criteriosa. Procure a instituição deseja para solicitar o valor do empréstimo e a quantidade de parcelas desejadas.

Mas não se esquece de pedir clareza nas taxas, pois nem sempre isso é feito. Dessa forma, podem surgir futuramente maiores valores que irão alterar o CET como falamos anteriormente.

Essa fase pode ser feita tanto presencial, quanto pelo site do banco ou financeira que você escolher.

  4.3 Análise de Crédito

Em seguida, você irá enviar os documentos necessários para realizar um empréstimo para aposentado. Esses, variam de acordo com cada instituição, mas o mais importante aqui é comprovar seu benefício do INSS.

Além disso, documentos como RG e CPF, comprovante de residência, também irão ser solicitados. Para que você seja analisado e posteriormente, obter seu crédito.

Após a liberação, o dinheiro entrará em sua conta em algumas horas. Geralmente com um prazo de no máximo 72 horas após a aprovação.

 

5. Outros Tipos De Empréstimo

outros tipos de empréstimos

Agora que você já sabe como conseguir um empréstimo para aposentado, iremos falar sobre outras duas formas de obter crédito.

Sendo considerados também como uma forma de empréstimo. Essas modalidades servem para qualquer pessoa, inclusive você aposentado. No entanto, elas oferecem maiores riscos para sua obtenção.

  5.1 Refinanciamento

Nesta modalidade, você precisará ter um bem próprio e quitado, para servir de garantia na obtenção de um crédito. Podendo ser um imóvel ou veículo, no entanto em casos de inadimplência, estes poderão ser tomados.

Para os imóveis, o crédito pode chegar até 60% do valor no qual esse está avaliado. Já para os veículos, o crédito será avaliar de acordo com o valor de mercado. Levando em consideração o tempo e as condições de uso, bem como o ano do modelo.

  5.2 Penhor

Similarmente ao refinanciamento, você também precisará de um bem de valor próprio e quitado. Servindo como garantia, em casos de inadimplência, no qual este será tomado do devedor.

Além disso, não é necessário comprovar renda e os juros costumam ser em cerca de 2% ao mês.

  5.3 Peer-to-peer Lending

Conhecida também como P2P, essa é uma modalidade de empréstimos realizados entre pessoas físicas sem a participação de instituições financeiras. Feita totalmente online, possui jutos abaixo do mercado.

Feita de forma coletiva, em que pessoas que dispõe de dinheiro, o emprestam para aqueles que precisam. Ou seja, cada credor disponibiliza o quanto pode, para que chegue ao crédito necessário ao tomador.

 

6. Concluindo

melhor Empréstimo Para Aposentado

Neste artigo, vimos a importância de pesquisar e se informar bem na hora de procurar um empréstimo para aposentado. Pois, dessa forma, você irá disponibilizar de um crédito de forma segura.

Bem como, os benefícios de cada modalidade e o porquê devemos compará-las. Uma vez que, fazendo isso você irá encontrar aquela que se adapta melhor a sua situação financeira.

Além disso, lembre-se que ter uma renda comprovada é uma vantagem na hora de pedir seu empréstimo.

 

Como Bônus, assista um vídeo explicando se vale a pena fazer um empréstimo consignado para apostando

Fonte: Bocchi Advogados Associados

 

 

Este artigo foi útil para você? Deixe seu comentário e compartilhe nas redes sociais, para que outras pessoas possam se beneficiar desse conteúdo!

 

Leia também: Empréstimo Consignado – Tire Todas as Suas Dúvidas

Empréstimo Online Urgente – Saiba Como Conseguir Um

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here