Empréstimo empresarial – Como Conseguir e Quais são as Opções?

0
153
Empréstimo empresarial - Como Conseguir e Quais são as Opções?

Toda empresa sabe a importância que é contar com o capital de giro. No entanto, dada a complexidade do mercado que faz com que as organizações tenham gastos com impostos, pagamentos de funcionários e outros encargos, nem sempre sobra um montante para investir — inviabilizando a expansão do negócio — ou mesmo honrar com todas as dívidas. É justamente nesse momento que entra o empréstimo empresarial.

Mas como funciona o empréstimo empresarial? Quem pode fazer uso dele? Quais são as diferentes opções de empréstimo? Quais são suas vantagens e desvantagens? Pensando em esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto, criamos este artigo. Continue a leitura e saiba mais!

O que é empréstimo empresarial?

O empréstimo empresarial é um contrato que a empresa faz com uma instituição financeira (banco, financeiras, entre outros) para receber determinada quantia de dinheiro, que deve ser devolvida em um prazo preestabelecido entre as partes e mediante o pagamento de juros.

As instituições financeiras têm o direito de conceder ou não esse empréstimo. Isso porque cada uma delas tem as suas regras e especificidades de concessão. Outro detalhe que merece ser ressaltado diz respeito ao direito do cliente que pede o montante de pagar o que deve antes do prazo, tendo assim a vantagem dos juros reduzidos.

No entanto, o empréstimo empresarial tem algumas especificidades que mostraremos no tópico a seguir!

Como funciona o empréstimo empresarial?

O empréstimo empresarial só pode ser feito para pessoa jurídica e pode ter finalidades diferentes, como ser usado como capital de giro, compra de equipamentos, melhoras da infraestrutura, pagamento de dívidas, reformas, aquisição de imóveis, entre outros. Isso quer dizer que em nenhuma hipótese o montante pode ser utilizado para fins pessoais.

Além dos documentos comuns que devem ser entregues, como CNPJ atualizado, alvará de funcionamento, cadastro de sócios, balanço patrimonial, escrituras de imóveis, entre outros, algo muito importante é o plano de negócios. Nesse documento a organização deve apresentar a viabilidade financeira do projeto para o qual será destinado o empréstimo.

Quais são os tipos de empréstimo disponíveis para as empresas?

Assim como no empréstimo para pessoas físicas, as empresas também têm uma série de linhas de crédito. O diferencial está justamente na forma de pagamento de determinados empréstimos que podem ter abatimentos, favorecendo a organização. A seguir você conhecerá as vantagens e desvantagens de alguns modelos de crédito empresarial.

Factoring

O principal objetivo do Factoring é promover o fomento mercantil. Nesse tipo de empréstimo a instituição financeira “compra” os créditos de uma empresa para que essa tenha capital necessário para atender, por exemplo, à demanda de um cliente.

Para elucidar melhor, imagine que a organização tenha um grande pedido de um cliente, mas não possui capital suficiente para começar a produção, já que o recebimento pelo serviço acontecerá depois. Logo, ela terá que vender créditos, negociando o valor com o Factoring, que faz o empréstimo necessário.

Entre as vantagens de utilizá-lo estão:

  • o recebimento à vista de vendas feitas a prazo;
  • possui assessoria administrativa;
  • menor burocracia se comparado aos bancos.

Já a principal desvantagem é justamente a limitação das transações financeiras, o que faz com que haja a cessão de direitos creditórios.

 

O QUE DEVO FAZER ANTES DE SOLICITAR UM EMPRÉSTIMO?

 

Além das cinco condições que foram mencionadas acima, é importante que o empresário também esteja atento a diversos fatores que podem ser determinantes para que se obtenha o maior proveito do seu empréstimo, além de evitar o efeito “bola de neve” onde a empresa acaba se tornando incapaz de pagar o empréstimo solicitado. Veja agora alguns pontos para se atentar:

IDENTIFICAR A NECESSIDADE DO CRÉDITO

Conhecer exatamente o valor que é necessário e onde esse valor será investido.

CONHECER AS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS

É importante conhecer bem as instituições fornecedoras de crédito do mercado, bem como as taxas cobradas, prazos fornecidos, entre outros. Dessa forma, será possível buscar melhores vantagens para sua empresa.

CONHECER OS EMPECILHOS

Também é essencial que o empresário tenha conhecimento de todos os fatores que podem impedir a empresa de adquirir o crédito, tais como: situação legal da empresa, dívidas não pagas, etc. Com base nisso, é possível adiantar-se ao problema e tomar as medidas necessárias para regularizar a situação o mais rápido possível.

AVALIAR AS OPÇÕES DE CRÉDITO DISPONÍVEIS

Existem hoje no mercado diversas linhas de crédito que variam de acordo com o tipo de negócio, tamanho da empresa e entre outros fatores. É importante conhecê-las para identificar qual tipo de crédito é ideal para sua empresa.

 

instituiçõesINSTITUIÇÕES FINANCEIRAS MAIS PROCURADAS

 

Algumas instituições são referências no mercado no ramo de empréstimos empresarias. Abaixo, relacionamos algumas das mais procuradas no momento de solicitar um empréstimo para empresas:

  • Itaú Empresas
  • Banco do Brasil – Crédito para Empresas
  • Bradesco Empresas
  • Santander – Pequenas e Médias Empresas
  • BNDES Empresas
  • Crédito Corporativo PanAmericano

 

solicitandoSOLICITANDO O EMPRÉSTIMO EMPRESARIAL

 

Após verificar todos os fatores mencionados anteriormente, é hora de solicitar o seu empréstimo junto à instituição financeira escolhida. Para isso, você terá que estar com os seguintes documentos em mãos, todos devidamente atualizados:

  • Contrato social da empresa;
  • Quadro societário;
  • Cartão CNPJ;
  • Ficha cadastral da empresa;
  • Faturamento mensal do último ano.

Outro documento necessário para solicitação do empréstimo, é o plano de negócios. Este documento terá o objetivo de provar para a instituição financeira que o seu negócio vale a pena, demonstrando quais são os objetivos da empresa, bem como os passos necessários para que sejam alcançados, além de uma análise de mercado que comprovam a viabilidade da ideia ou do negócio.

CONCLUSÃO

Agora que você conhece os benefícios e perigos de um Empréstimo Empresarial, qual seria o próximo passo?

Como dissemos, essa decisão deve ser muito bem pensada pois a saúde financeira do negócio pode escalar ou ser gravemente abalada. Vale pesquisar sobre alavancagem operacional e alavancagem financeira também.

Um sistema de gestão empresarial, como o Bluesoft ERP, conta com ótimos recursos para ajudar nessa tomada de decisão. Inclusive, com ele é possível fazer a gestão de empréstimos tomados e concedidos.

Quer receber dicas de gestão e os últimos conteúdos da Bluesoft? Então inscreva-se em nossa newsletter no canto superior direito desta página.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here