Empréstimo Consignado

Empréstimo Consignado – Tire Todas as Suas Dúvidas9 min read

Empréstimo Consignado – Tire Todas as Suas Dúvidas9 min read
4.9 (97.14%) 14 votes

O empréstimo consignado é uma das modalidades disponíveis hoje no mercado. Destinada exclusivamente para quem tem carteira assinada, é funcionário público, aposentado ou pensionistas do INSS.

 

Dessa forma, sendo uma opção mais viável para aqueles que se encontram em situação financeira difícil. Pois, possui menores taxas de juros ao serem comparadas com outras modalidades de empréstimo existentes no mercado.

Se você está com dívidas ou precisando de um dinheiro urgente, essa é uma opção. Com ela, você será capaz de utilizar o capital desejado, sempre comprometer sua renda ao pagar as parcelas do empréstimo.

No entanto, você precisa considerar que mesmo baixos, os juros ainda estarão presentes na negociação. Avaliando então, os riscos que esse fornece e se você é capaz de arcar com estes.

Além de ser uma opção rápida e simples, com segurança em sua aquisição. Confira então, o nosso artigo e descubra tudo sobre esse tipo de empréstimo!

 

1. Empréstimo Consignado e Suas Taxas

Empréstimo Consignado e suas taxas

No empréstimo consignado, o pagamento das parcelas é descontado diretamente da folha de pagamento ou da aposentadoria. Daqueles que assinaram o contrato de empréstimo.

Sendo então, destinada exclusivamente para:

  • Trabalhadores de Carteira Assinada;
  • Funcionários Públicos;
  • Pensionistas do INSS;
  • Aposentados.

Logo, não sendo assim possível, contrair um empréstimo quem não se encaixa em nenhuma das opções listadas acima.

Dessa forma, tendo um desconto que não ultrapasse um limite de 30% de sua renda mensal. Pois, esses não podem afetar o uso da renda para as despesas essências a conservação da vida.

Isto é, se você possuir mais de um empréstimo em diferentes instituições, ambas não poderão ultrapassar esse limite. Independendo do valor do crédito fornecido.

1.1 Taxas

Esse tipo de empréstimo é caracterizado por quem está em busca de créditos mais acessíveis, tornando-o uma das melhores opções.

Aqui, as instituições que fornecem o recurso correm menores riscos de inadimplência. Uma vez que o pagamento é descontado de forma direta, seja na folha de pagamento ou na aposentadoria. Não dependendo assim, que o devedor o realize periodicamente.

Oferecendo assim, menores taxas de juros em relação a outras modalidades, como o crédito pessoal. Entretanto, as taxas são um pouco maiores para quem possui a carteira assinada.

Pois, há sempre o risco de demissão, não garantindo então uma total estabilidade por parte do devedor. Então, essa é uma forma das instituições se garantirem perante esses tipos de contratempo.

 

2. Como Fazer Um Empréstimo Consignado?

Na hora de fazer um empréstimo, é necessário realizar determinados passos para sua obtenção. Independente de qual a sua categoria, seja você trabalhador de carteira assinada ou aposentado.

O principal, é fazer uma requisição e autorizar o desconto periódico do parcelamento em sua renda fixa, pela instituição escolhida.




Agora, vamos entender o que cada tipo de tomador deve fazer para obter um empréstimo consignado.

  2.1 Trabalhador Com Carteira Assinada

Para quem possui a carteira assinada, é necessário entrar em contato com o Recursos Humanos da empresa na qual trabalha. Pois, essa irá disponibilizar quais são as instituições de financiamento conveniadas a esta.

Desse modo, sendo possível obter um empréstimo apenas com quem sua empresa possui convênio, o que nem sempre é uma vantagem.

Assim como, juros um pouco mais altos que para as outras categorias. Já que, o risco de demissão é uma possibilidade que as instituições levam em consideração.

  2.2 Funcionários Públicos, Pensionistas do INSS e Aposentados

Para estes obterem um empréstimo, suas opções serão mais amplas. Podem assim, escolher aquela que melhor se adequam as suas necessidades.

Entretanto, pensionistas e aposentados precisam verificar quais são as instituições que possuem convênio com o INSS. Fazendo isso, através do banco no qual recebem os seus benefícios.

Mas ainda assim, suas chances são bem maiores do que para trabalhadores de carteira assinada. Bem como, possuem taxas de juros menores uma vez que sua renda é garantida e fornece estabilidade para as instituições.

 

3. Vantagens do Empréstimo Consignado

vantagens do empréstimo consignado  3.1 Menores Taxas de Juros

Essa modalidade é caracterizada por possuir menos juros em relação as outras formas de empréstimo. Pois, seu desconto é feito de forma automática, diretamente na renda do tomador.

Portanto, o menor risco de crédito para as instituições, possibilitando taxas mais acessíveis. Evitando então, contrair uma dívida a longo prazo. Além disso, é uma opção para quem busca dinheiro rapidamente.

  3.2 Facilidade

Devido a maiores garantias do pagamento as instituições financeiras, sua burocracia acaba por ser menor. Levando então, a uma liberação de crédito mais rápida e simples.

Logo, qualquer pessoa dentre as categorias destinadas, poderá obter com facilidade um empréstimo consignado

  3.3 Disponibilidade Para Negativados

Na maior parte dos empréstimos, o cliente precisará passar por uma análise de crédito. Para a verificação de alguma restrição no CPF. Dessa forma, quem é negativado, muitas vezes tem o empréstimo negado.

Pois estes, são considerados mal pagadores e as instituições tentam se proteger da inadimplência. Entretanto, nessa modalidade ser negativado não é um impedimento na obtenção do crédito.

Mais uma vez, por seu desconto ser diretamente aplicado sobre a renda. Logo, sendo uma ótima opção para negativados

  3.4 Descontos Fixos

O desconto máximo permite por esse tipo de empréstimo, é de 30% da renda do tomador. Que independe do crédito disponibilizado e o tempo para pagamento.

Dessa forma, você não irá ter o risco de contrair dívidas que não poderá. Lhe possibilitando uma melhor administração de suas finanças.

 

 3.5 Outras Vantagens do Empréstimo

Esse tipo de empréstimo, oferece uma opção para quem deseja se livrar das dívidas e organizar suas finanças. Devido as suas baixas taxas de juros e valor fixado.

Dessa forma, você pode por exemplo, realizar uma troca de dívidas. Quitando aquele que possui maiores juros e riscos a longo prazo.

Bem como, ser menos burocrático não exigindo um fiador ou avalista. Que irão se responsabilizar pelo pagamento em casos de inadimplência do tomador.

Afinal de contas, é difícil hoje, ter alguém que se disponibilize para servir de tomador em seu lugar. Caso ocorra algum tipo de imprevisto.

 

4. Desvantagens do Empréstimo Consignado

desvantagem do empréstimo consignado

  4.1 Não É Possível Atrasar o Pagamento

Às vezes, o orçamento no fim do mês não é o mesmo que o esperado, devido a eventuais imprevistos. Tais como, problemas de saúde ou até mesmo necessidades extras.

Dessa forma, fazendo pequenas dívidas que fogem ao orçamento. Entretanto, o pagamento do empréstimo consignado é feito automaticamente na renda deste.

Logo, a possibilidade de optar qual dívida irá pagar primeiro naquele determinado mês, acaba sendo assim comprometida. Ou apenas, ter um capital sobrando para destinar a emergências que possam vir a acontecer.

  4.2 Risco de Ser Demitido

Este risco, é destinado apenas para quem trabalha de carteira assinada e adquiri um crédito consignado. Que além de ser descontado também, diretamente de sua renda, possui juros um pouco mais altos.

Porém, o que acontece caso o trabalhador seja demitido? Você não irá mais ter uma folha de pagamento!

Logo as instituições que disponibilizam o empréstimo, irá requerer o pagamento integral da dívida. No entanto, o valor rescisório a se pagar, costuma ser o suficiente para a quitação.

Em alguns casos, você pode tentar negociar e fazer um acordo em outro banco ou instituição de crédito.

 

5. Simulação de Crédito Online

simulação do crédito online

Antigamente, para fazer um empréstimo consignado era preciso ir para a rua, procurar bancos ou financeiras. Enfrentar as filas para solicitar um pedido de empréstimo.

Isto, acabava trazendo gastos de deslocamento. Bem como, não ter uma certeza de que documentação que cada local iria pedir. Fazendo com que um retorno para novamente levar documentos fosse necessária.

Além disso, suas chances de comparar e descobrir novas instituições de crédito, ficavam limitadas. No entanto, hoje isso mudou.

Hoje, a internet nos permite realizar o empréstimo online, sem precisar sair de casa. Mas, o mais importante é que você irá dispor de uma ótima ferramenta de busca.

Os simuladores de crédito online, a partir desses você é capaz de procurar quais instituições possuem melhores taxas. Quais você pode ou não fazer um contrato de empréstimo.

Podendo então, procurar com maior cautela e achar uma modalidade com maior custo benefício. Ao invés de atentar apenas para a rapidez na obtenção de crédito.

Através deles, você poderá saber previamente, o valor das parcelas do empréstimo. Sabendo assim, se o valor desejado está disponível e qual o seu CET.

Descobrindo também, de antemão todos os documentos que serão exigidos. Para sua avaliação e possível aprovação, seguida da liberação do empréstimo, que irá ocorrer em algumas horas.

 

Conclusão

tudo sobre empréstimo consignado

 

Nesse artigo, falamos tudo sobre o empréstimo consignado urgente. A quem esse se destinada, quais suas vantagens e desvantagens. Bem como, a diferença de acordo com o perfil do tomador.

Logo, se você é pensionista do INSS ou funcionário pública, lembre-se que suas taxas e riscos são menores. Pois, você fornece uma melhor estabilidade para as instituições.

Já, para você trabalhador de carteira assinada, suas taxas tendem a ser um pouco maiores. No entanto, ainda abaixo das outras modalidades de empréstimo disponíveis no mercado.

No entanto, é preciso lembrar que para realizar um empréstimo, é preciso ter no mínimo 18 anos. Além disso, possuir uma conta bancária, comprovação de sua renda e de residência.

 

Como bônus, assista o vídeo de nosso amigo youtuber App Renda Fixa – 

Empréstimo consignado: o que é e como funciona

 

Você aprendeu algo novo com este artigo? Compartilhe com seus amigos para que eles também se beneficiem desta informação!

 

Leia também: Empréstimo Online Urgente – Saiba Como Conseguir Um

Leia também

Compartilhe com seus amigos

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of