Como fazer um planejamento financeiro em casa - Tudo sobre Finanças

Como fazer um planejamento financeiro em casa

Como fazer um planejamento financeiro em casa
5 (100%) 1 vote

O planejamento financeiro é de grande importância para qualquer pessoa e principalmente, se você tem o desejo de enriquecer e aprender a cuidar bem do seu dinheiro. Confira nesse artigo como fazer o seu planejamento financeiro.

Para ter um planejamento adequado o primeiro passo é buscar ter o conhecimento, sobre todo o dinheiro que entra e sai, da sua casa.

Confira agora o passo a passo que será necessário para traçar um caminho de conhecimento e riqueza para a sua vida. Conheça a Pro Educacional, líder em cursos de finanças.

PRIMEIRO APRENDA A SE CONHECER

A forma como lidamos com o dinheiro, tem tudo a ver na verdade com a forma como também nos relacionamos com nós mesmos e ainda, com todo o universo que está ao nosso redor.

Muito mais do que saber sobre a vida financeira, é preciso ter o conhecimento sobre si mesmo para então, conseguir alcançar os objetivos adequados com a sua realidade.

O nosso objetivo aqui é fazer com que você entenda como fazer um planejamento financeiro em casa e a partir disso, conseguir fazer o seu próprio planejamento.

Existem os mais diversos modelos de planejamento que você pode escolher, para realizar do seu modo.

Para algumas pessoas ter tudo anotado em planilhas e com diversas fórmulas interligadas, apresentando o resultado final, é a melhor forma.

Enquanto isso, outras pessoas preferem anotar no caderno e fazer as contas a mão ou mesmo, de cabeça.

Os aplicativos modernos, tecnológicos e que podem ser facilmente baixados nos smartphones, também podem ajudar nesse planejamento.

O local onde você prefere fazer as suas anotações pode não interferir tanto, o que você precisa para um planejamento de qualidade, é ter acesso e conhecimento das suas principais informações financeiras.

SAIBA QUANTO DE DINHEIRO ENTRA E SAI DA SUA CONTA CORRENTE

Quando você começar a entender mais sobre o seu dinheiro, você também vai começar a entender, mais sobre você.

Os dois conhecimentos caminham juntos e para ter sucesso em um, é preciso sucesso no outro.

Mas agora chega de autoconhecimento e vamos para a parte prática. A primeira etapa que você precisa realizar, é descrever todos os seus gastos.

Por mais difícil que seja, saiba que é importante e necessário, que você tenha esse planejamento financeiro. De acordo com uma pesquisa realizada pelo SPC Brasil, cerca de 50% dos brasileiros não se planejam financeiramente.

E essa falta de planejamento, pode trazer grandes prejuízos para a sua vida.

Seja na planilha do excel ou no caderno colorido, você precisa enxergar fácil e claramente quais são os seus gatos mensais, para a partir disso conseguir estipular novas metas.

TENHA METAS ESTIPULADAS E BEM DEFINIDAS

Quando você tirar o seu extrato ou acessar pelas mídias digitais, para poder conferir quais são os seus gastos, lembre-se de identificar quais são os gastos fixos, gastos aleatórios e até mesmo, quais são os gastos desnecessários e que em breve, será preciso evitar e tirar do orçamento.

A partir do entendimento dos seus gastos, você irá criar um orçamento e será necessário, cumprir tudo o que for acordado, para alcançar o sucesso e até mesmo, a sua independência financeira.

Nesse orçamento você deverá identificar quanto você ganha e quanto realmente, você pode gastar para organizar todas as suas contas fixas e ainda, saber quanto poderá gastar nos passeios com a família ou com os amigos.

Se você conseguir separar esse dinheiro e claro, se sobrar você ainda pode começar a estipular as suas metas e trabalhar não apenas para pagar contas, mas sim, para realizar tudo o que deseja.

Independentemente de qual for a sua meta, seja comprar um outro celular, trocar de carro ou mesmo comprar a sua casa própria, com o planejamento financeiro feito corretamente, você vai conseguir realizar todos os seus sonhos.

ENTENDA O QUE VOCÊ PODE FAZER PARA IR MAIS ALÉM

As pessoas que tem o controle sobre o seu dinheiro, conseguem além de terem as melhores possibilidades para poder realizar todos os seus projetos, começar a investir seu dinheiro, para que ele se multiplique e possa proporcionar momentos incríveis para você.

Sempre vai existir uma forma de você conseguir ter mais dinheiro, seja trabalhando mais horas no seu emprego fixo, conseguindo um trabalho no contraturno ou mesmo, vendendo algumas coisas.

Mas muito além de tudo isso, você ainda pode começar a investir o seu dinheiro, para que ele se multiplique sem que você faça muito esforço.

Existem diversas oportunidades para você começar a investir e tudo o que você precisa, é ter um bom planejamento financeiro para saber o quanto poderá investir sem ter qualquer problema nas suas contas ou despesas mais recorrentes.

Tenha o controle sobre todo o seu dinheiro e decida, para onde ele deve ir. Sua vida será muito melhor a partir disso.


Compartilhe com seus amigos

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of